quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Papeis do Administrador segundo Mintzberg


O Papeis do Administrador segundo Mintzberg

Os papeis do Administrador foram organizados como um conjunto de comportamentos que pertencem a 
uma função ou posição indentificável, os três aspectos básicos no trabalho do administrador são:

  • Papeis Interpessoais 
  • Papéis de Informações
  • Papéis de decisões
Papéis interpessoais:
Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: figura de proa, líder e ligação.
Figura de proa:
O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização. O papel de figura de proa está presente em certo numero de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou tomada de decisões.
Líder:
A liderança permeia todas as atividades do gerente. Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas.
Ligação:
O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.

Papéis de Informação:
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa.
Monitor:
No papel de monitor, o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio-peão".
Disseminador:
O papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.
Porta-voz:
Enquanto a papel de disseminador está relacionado com a transmissao de fora para dentro, o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.

Papéis de decisão:
Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.
Entrepreneur:
Como entrepreneur (empreendedor), o administrador é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São as mudanças desejadas pelo próprio administrador que pode incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.
Controlador de distúrbios:
Os distúrbios, ao contrario das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle do administrador, tais como eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para líder com estas situações, o administrador desempenha o papel de controlador de distúrbios.
Administrador de recursos:
Segundo Mintzberger, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A administração (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais – administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros.
Negociador:
De vez em quando, a organização envolve-se em negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Freqüentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.
O desempenho dos papéis propostos por Mintzberg parece depender do nível hierárquico do administrador. Para os administradores de nível mais alto, os papéis de disseminador, figura de proa, negociador, ligação e porta-voz parecem ser mais importante em todos os níveis. A especialidade do administrador também influencia o desempenho dos papéis. Os papéis interpessoais são mais importantes na área de vendas, enquanto os papéis de informação predominam na área de finanças.

Iniciando meu diário

         Já tempo tempo, decidi que era a hora de registrar minhas reflexões. Vou completar este ano o meu 27° ciclo de vida e nele pretendo...